O grupo Boi Calemba Pintadinho: a tradição da manifestação cultural à luz da teoria da Folkcomunicação

Autores/as

  • Beatriz Lima de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0005

Resumen

Este artigo visa apresentar as características do Boi Calemba Pintadinho, manifestação cultural de Boi Calemba do município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte/Brasil) no contexto folkcomunicacional, através do reconhecimento do grupo como um folguedo vinculado ao teatro religioso popular e, ainda, como espaço de emergência e expressão de saberes tradicionais. O estudo em questão foi elaborado a partir das técnicas de observação, entrevista, pesquisa dos acervos bibliográficos e registros fotográficos do grupo cultural.

Biografía del autor/a

Beatriz Lima de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Radialismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudo - Imagem, Comunicação, Cultura e Sociedade (IMACCUS/UFRN) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia e do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação (CCHLA/UFRN). Pesquisador do OBES - Observatório Boa-ventura de Estudos Sociais, em convênio com o Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra-Portugal). Membro do Núcleo de Pesquisa: Fotografia, da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Membro da REDE FOLKCOM – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Membro da RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

PAIVA, B. L. de; NOBRE, I. de M. O grupo Boi Calemba Pintadinho: a tradição da manifestação cultural à luz da teoria da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 87–103, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i33.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19059. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS E ENSAIOS