Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital

uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i48.0002

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Corpo, Aplicativo sobre COVID-19

Resumo

Este artigo objetiva investigar a Educação em Direitos Humanos no curso “COVID & Human Rights” (EDH) no aplicativo da Anistia Internacional. A fim de alcançar esse objetivo, foram entrevistados um profissional e quatro ativistas voluntárias(os) da Anistia Internacional. Em termos de fundamentação teórica, foram analisadas as dimensões do Corpo e da Inclusão Sociodigital, através do curso de Educação em Direitos Humanos da Anistia Internacional. Como considerações para o momento alcançadas, se destaca a grande proximidade entre a EDH e a categoria Corpo, bem como a relevância da Inclusão Sociodigital para o avanço de uma Educação que seja cada vez menos excludente.

Biografia do Autor

Israel Campos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades pela UFBA. É também Especialista em Gestão e Estratégias de Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa e tem formação complementar pela Amnistia Internacional Portugal em Direitos Humanos.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Professora visitante/estagio pós-doutoral na Université de Strasbourg (USIAS), Fr. 2023-2024. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016. Pós-doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université Strasbourg, Fr. 2012. Doutora e mestre em Produção Histórica Brasileira pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Graduada em História e Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB), doutora em Educação (FACED-UFBA) e mestre em, Ciência da Informação (PPGCI-UFBA).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

CAMPOS, I.; DE PAULA SILVA, M. C.; NEVES, B. C. Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital: uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional" . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 29–52, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i48.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23350. Acesso em: 22 jul. 2024.