As narrativas folkcomunicacionais do museu popular Sítio do Cajueiro Pedra da Fé em Barcelona (Rio Grande do Norte, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0005Resumo
RESUMO Apresentamos resultados da primeira fase de pesquisa cuja finalidade foi: Levantar, classificar, descrever e analisar, em um contexto geral, as mensagens contidas nas narrativas folkcomunicacionais, a partir das peças expostas, no museu popular Sítio do Cajueiro Pedra da Fé, em Barcelona, Rio Grande do Norte, Brasil. Aplicamos a estratégia metodológica e conceitual da cartografia simbólica, na perspectiva da Folkcomunicação icônica, propondo uma taxionomia dos elementos componentes do museu. Inferimos que o museu apresenta-se como um intermediário da patrimonialização da memória local, exercendo um papel ativo como agente produtor de significados culturais capaz de perpetuar a identidade do povo barcelonense, também podendo ser visto, pelo caráter de iniciativa popular, como um repositório folkcomunicacional. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; Museu; Patrimônio; Memória Social; Cartografia Simbólica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.