Música e identidade cultural: O rap como a ferramenta de comunicação dos territórios urbanos marginalizados

Autores

  • Thífani Postali Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0008

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar os rappers vinculados ao movimento hip hop como líderes-comunicadores essenciais para a transformação dos territórios urbanos marginalizados. Para tanto, utiliza como principais pilares as teorias da Folkcomunicação e Estudos Culturais, tendo a pesquisa exploratória como metodologia. As reflexões apresentadas possibilitam pensar o papel dos rappers como agentes da comunicação popular que produzem identidades culturais, e que também promovem discursos que objetivam contra-argumentar textos midiáticos que promovem identidades proscritas. Com este artigo, pretendemos apresentar como as teorias de Luiz Beltrão são fundamentais para as pesquisas acerca das culturas populares contemporâneas. Folkcomunicação; Identidade cultural; Rap.

Biografia do Autor

Thífani Postali, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Universidade de Sorocaba (UNISO), doutoranda em Multimeios (Unicamp), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso). Autora de "Blues e Hip Hop: uma perspectiva folkcomunicacional" - 2011.

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

POSTALI, T. Música e identidade cultural: O rap como a ferramenta de comunicação dos territórios urbanos marginalizados. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 132–143, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19168. Acesso em: 21 nov. 2024.