Estratégias Folkmidiáticas para a Propagação da Identidade Cultural Negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i46.0004

Palavras-chave:

Folkcomunicação;, Mídia Massiva;, Indentidade cultural;, Cultura negra.

Resumo

Diversos trabalhos buscam apresentar como a indústria cultural se apropria da cultura popular para a transformação de seus conteúdos em mercadoria. Este trabalho visa refletir sobre situações inversas, ou seja, como agentes folkmidiáticos se apropriam dos meios de comunicação de massa para propagar a cultura negra. Para tanto, discorre sobre compositores e cantores negros, relacionados com o movimento hip hop, que buscaram diferentes estratégias para a inserção da identidade cultural negra nos produtos midiáticos brasileiros e estadunidenses. Como metodologia, utiliza a pesquisa bibliográfica e descrição de cunho analítico para o exame de produtos midiáticos que foram selecionados a partir de suas diferentes estratégias para inserção na indústria cultural. Assim, o artigo apresenta as formas como os artistas populares Beyoncé, Emicida e MV Bill encontraram para propagar a identidade cultural negra nos meios massivos. Cabe salientar que a identidade cultural corresponde aos Estudos Culturais. As identidades surgem como conceitos estratégicos e posicionais para resistir e enfrentar os discursos hegemônicos. 

Biografia do Autor

Thífani Postali, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Multimeios pela Unicamp, Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso. Autora de "Blues e Hip Hop: uma perspectiva folkcomunicacional" - 2011.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

POSTALI, T. Estratégias Folkmidiáticas para a Propagação da Identidade Cultural Negra. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 76–91, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i46.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21816. Acesso em: 21 nov. 2024.