Representações Culturais e Repertórios Verbais e Visuais LGBT+ na Segmentação de Mercado e Publicidade da Todes Telecom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i51.0005

Resumo

Desde a década de 1990, as ofertas mercadológicas voltadas ao público LGBTQIAPN+ têm se expandido, acompanhadas por práticas publicitárias que incorporam repertórios simbólicos representativos desse segmento. Este estudo, de natureza exploratória e qualitativa, tem como objetivo analisar como a empresa de telefonia Todes Telecom utilizou essas representações na elaboração de mensagens e ofertas destinadas ao público sexodiverso. A pesquisa fundamenta-se em análise de peças publicitárias, complementada por revisão bibliográfica orientada pelos Estudos Culturais de (Hall, 2006; 2016; 2018). Os resultados evidenciam que a publicidade da marca mobiliza elementos culturais do espectro LGBTQIAPN+, articulando repertórios verbais e visuais na formulação de mensagens capazes de promover uma comunicação notória com esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Bezerra da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência profissional no campo da comunicação visual. Pesquisa assuntos relacionados às linguagens e práticas culturais no campo da produção publicitária.

Publicado

2025-12-19

Como Citar

DE SOUSA CAVALCANTE, J. V.; CORDEIRO NETO, J. F. .; DA SILVA, H. B. . Representações Culturais e Repertórios Verbais e Visuais LGBT+ na Segmentação de Mercado e Publicidade da Todes Telecom. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 23, n. 51, 2025. DOI: 10.5212/RIF.v.23.i51.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25703. Acesso em: 8 jan. 2026.