Multinacionais Globais do Marketing Internacional ao Folkmarketing

a Identidade Cultural Pelo Consumo no São João do Interior do Brasil

Autores

  • Pedro Paulo Procópio Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0005

Resumo

O presente estudo analisa intersecções entre a Comunicação Organizacional e o Folkmarketing por meio de elementos históricos da formação de um constructo voltado ao papel comunicacional como fator de relevo às organizações no quesito imagem. Diante disso, é exposto o caminho trilhado por este campo não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, país que é um dos precursores nessa prática. Demonstra-se de modo incisivo a evolução da Comunicação Organizacional no país nos anos finais do Regime Militar, bem como o novo comportamento do consumidor de então. É levantado com ênfase o papel desempenhado pelo Folkmarketing e sua integração com elementos da seara que envolve a comunicação nas organizações, restando evidenciado ao término do trabalho, o decisivo papel do Folkmarketing como estratégia efetiva e afetiva junto ao público consumidor cada vez consciente e exigente no atual cenário da Sociedade da Informação.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Procópio, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), jornalista, psicanalista e docente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) nos Laboratórios de Comunicação, Inovação e Empreendedorismo, além de Competências Emocionais para o Mercado de Trabalho, Professor Adjunto da Faculdade SENAC – PE do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também da Faculdade Damas da Instrução Cristã nos cursos de Administração e Relações Internacionais.

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Publicado

2022-07-23

Como Citar

PROCÓPIO, P. P. Multinacionais Globais do Marketing Internacional ao Folkmarketing: a Identidade Cultural Pelo Consumo no São João do Interior do Brasil . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 88–105, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20584. Acesso em: 28 mar. 2024.