Reflexões sobre o agir docente no ensino da escrita no Ensino Médio

Authors

  • Maria Izabel de Bortoli Hentz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabel Oliveira Silva Monguilhott Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada http://orcid.org/0000-0001-6613-9142

Abstract

Neste artigo, analisamos a relação entre conhecimentos de escrita prescritos em planos de ensino que orientam o agir docente e os que são mobilizados no ensino da produção de textos na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, descrevemos e analisamos o planejamento e a prática pedagógica para o ensino do gênero editorial, em uma turma de 3º ano do ensino médio. Trata-se de um estudo de base interpretativista, para o qual assumimos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados sugerem que intenção, motivos, finalidades do professor no ensino da escrita, quando este é planejado e desenvolvido de forma orgânica com as práticas de leitura, de oralidade e de análise linguística, podem ser determinantes na aprendizagem da escrita pelos alunos para a sua inserção efetiva em práticas de linguagem que requeiram este conhecimento, dentre as quais a realização de provas de redação para acesso ao ensino superior.

Author Biographies

Maria Izabel de Bortoli Hentz, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino

Isabel Oliveira Silva Monguilhott, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada

Departamento de Metodologia de Ensino/Ensino de Língua Portuguesa

Published

2020-03-19

How to Cite

HENTZ, M. I. de B.; MONGUILHOTT, I. O. S. Reflexões sobre o agir docente no ensino da escrita no Ensino Médio. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 240–256, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14149. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

A linguagem nos processos seletivos para ingresso no ensino superior