Reflexões sobre o agir docente no ensino da escrita no Ensino Médio

Autores/as

  • Maria Izabel de Bortoli Hentz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabel Oliveira Silva Monguilhott Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada http://orcid.org/0000-0001-6613-9142

Resumen

Neste artigo, analisamos a relação entre conhecimentos de escrita prescritos em planos de ensino que orientam o agir docente e os que são mobilizados no ensino da produção de textos na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, descrevemos e analisamos o planejamento e a prática pedagógica para o ensino do gênero editorial, em uma turma de 3º ano do ensino médio. Trata-se de um estudo de base interpretativista, para o qual assumimos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados sugerem que intenção, motivos, finalidades do professor no ensino da escrita, quando este é planejado e desenvolvido de forma orgânica com as práticas de leitura, de oralidade e de análise linguística, podem ser determinantes na aprendizagem da escrita pelos alunos para a sua inserção efetiva em práticas de linguagem que requeiram este conhecimento, dentre as quais a realização de provas de redação para acesso ao ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Izabel de Bortoli Hentz, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino

Isabel Oliveira Silva Monguilhott, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada

Departamento de Metodologia de Ensino/Ensino de Língua Portuguesa

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

HENTZ, M. I. de B.; MONGUILHOTT, I. O. S. Reflexões sobre o agir docente no ensino da escrita no Ensino Médio. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 240–256, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14149. Acesso em: 9 dic. 2025.

Número

Sección

A linguagem nos processos seletivos para ingresso no ensino superior