Reflexões sobre o agir docente no ensino da escrita no Ensino Médio
Résumé
Neste artigo, analisamos a relação entre conhecimentos de escrita prescritos em planos de ensino que orientam o agir docente e os que são mobilizados no ensino da produção de textos na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, descrevemos e analisamos o planejamento e a prática pedagógica para o ensino do gênero editorial, em uma turma de 3º ano do ensino médio. Trata-se de um estudo de base interpretativista, para o qual assumimos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados sugerem que intenção, motivos, finalidades do professor no ensino da escrita, quando este é planejado e desenvolvido de forma orgânica com as práticas de leitura, de oralidade e de análise linguística, podem ser determinantes na aprendizagem da escrita pelos alunos para a sua inserção efetiva em práticas de linguagem que requeiram este conhecimento, dentre as quais a realização de provas de redação para acesso ao ensino superior.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.