Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores

Conteúdo do artigo principal

Silvana Maura Batista de Carvalho

Resumo

O trabalho realizado pretendeu avaliar e contribuir para a formação de

professores, buscou atingir os objetivos propostos de oferecer subsídios para

o curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa,

em especial, à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino, extraídos da

prática pedagógica do professor. Para isso reportou-se aos egressos do curso,

formados no período de 1987-92, a fim de que através da análise de alguns

aspectos de sua prática fosse possível estabelecer o perfil do professor formado

pela UEPG.

Os professores graduados no período indicado sofreram a ação do projeto

de estágio supervisionado – Marcos Referenciais da História em Ponta Grossa

– implantado em 1990. Esse projeto trouxe novas dimensões ao estágio

curricular que, em concordância com o Currículo Básico do Paraná, expressa

uma concepção “renovada” para o ensino de História. A preocupação foi a de

avaliar se e como tal concepção constitui o suporte teórico-metodológico da

atuação do professor, por meio de estratégias docentes utilizadas para sua concretização.

A pesquisa possibilitou a indicação de pontos de reflexão para a avaliação

do curso , e para novas políticas de formação de professores, no curso de

História da UEPG. Entre eles: a necessidade de superação da desarticulação

entre as disciplinas do currículo do curso; a sugestão formulada pelos professores

que apontam outros aspectos, além dos já atendidos, a serem considerados

na formação docente visando atender a dinamicidade da realidade atual.

Esses pontos possibilitam indicar a direção a ser dada nos cursos de licenciatura

– a formação do “professor reflexivo.”

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
463
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202636
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DE CARVALHO, S. M. B. Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1334. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo