Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho realizado pretendeu avaliar e contribuir para a formação de
professores, buscou atingir os objetivos propostos de oferecer subsídios para
o curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa,
em especial, à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino, extraídos da
prática pedagógica do professor. Para isso reportou-se aos egressos do curso,
formados no período de 1987-92, a fim de que através da análise de alguns
aspectos de sua prática fosse possível estabelecer o perfil do professor formado
pela UEPG.
Os professores graduados no período indicado sofreram a ação do projeto
de estágio supervisionado – Marcos Referenciais da História em Ponta Grossa
– implantado em 1990. Esse projeto trouxe novas dimensões ao estágio
curricular que, em concordância com o Currículo Básico do Paraná, expressa
uma concepção “renovada” para o ensino de História. A preocupação foi a de
avaliar se e como tal concepção constitui o suporte teórico-metodológico da
atuação do professor, por meio de estratégias docentes utilizadas para sua concretização.
A pesquisa possibilitou a indicação de pontos de reflexão para a avaliação
do curso , e para novas políticas de formação de professores, no curso de
História da UEPG. Entre eles: a necessidade de superação da desarticulação
entre as disciplinas do currículo do curso; a sugestão formulada pelos professores
que apontam outros aspectos, além dos já atendidos, a serem considerados
na formação docente visando atender a dinamicidade da realidade atual.
Esses pontos possibilitam indicar a direção a ser dada nos cursos de licenciatura
– a formação do “professor reflexivo.”
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.