O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?

Conteúdo do artigo principal

Ademir José Rosso

Resumo

O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. 

Métricas

Visualizações em PDF
296
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202637
|

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSO, A. J. O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349. Acesso em: 3 jan. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo