Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor

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Sônia Aparecida Belletti Cruz
Maria Cristina Bergonzoni Stefanini

Resumo

A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente.

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Como Citar
CRUZ, S. A. B.; STEFANINI, M. C. B. Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo