A concepção sistêmica triádica do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita

Conteúdo do artigo principal

Rosemeri Terezinha Hoffmann Nogueira
Maria Virgínia Bernardi Berger

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na área da Língua Portuguesa, durante o ano de 2003. Teve por objetivo o letramento de uma turma de alunos de 5a. série do Ensino Fundamental, caracterizada por elevado índice de repetência e dificuldades de aprendizagem. As questões que orientaram o estudo foram: como conduzir o processo de ensino da leitura e escrita junto a alunos com histórico de fracasso escolar e estigmatizados socialmente? Como integrar no trabalho educativo os avanços da ciência do cérebro? Como adequar o processo de ensino-aprendizagem à estrutura e dinâmica de funcionamento do cérebro triúnico? Quais as estratégias didático-metodológicas mais adequadas para despertar o interesse, a participação e o aprendizado na sala de aula? Utilizou-se de uma metodologia de ensino fundamentada na concepção sistêmica triádica do cérebro e estratégias de intervenção adequadas às peculiaridades cognitivas, afetivas e comportamentais dos alunos. Os indicadores da pesquisa foram obtidos por meio de fichas individuais e produção escrita dos alunos, os quais analisados revelaram que houve mudança qualitativa na auto-imagem e avanços significativos na aprendizagem da leitura e escrita desse grupo de alunos. Tais resultados mostram o impacto positivo da metodologia sistêmica triádica e das estratégias alternativas de letramento para o trabalho educativo de alunos com histórico de fracasso escolar.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
285
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202627
|

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA, R. T. H.; BERGER, M. V. B. A concepção sistêmica triádica do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1435. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo