A formação do professor pesquisador a partir da pedagogia de projetos: uma integração possível

Conteúdo do artigo principal

Amarildo Menezes Gonzaga

Resumo

O presente texto trata da formação do professor pesquisador a partir da pedagogia de projetos, tomando como referência a metodologia Aprender Investigando-A/I, desenvolvida na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, com alunos do quinto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisa foi constituída de duas etapas. A primeira incide na proposição de fundamentos teóricos pautados em reflexões sobre a relação entre pesquisa em educação e a formação do professor pesquisador, considerando-se a integração entre a pedagogia de projetos e ainterdiscipli-naridade. A segunda indica como foi aplicada a metodologia A/I, desde a socialização do plano de ensino da disciplina até os projetos de pesquisa coletivamente construídos, e apresenta as respectivas impressões dos sujeitos participantes do processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GONZAGA, A. M. A formação do professor pesquisador a partir da pedagogia de projetos: uma integração possível. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1451. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo