A formação do professor pesquisador a partir da pedagogia de projetos: uma integração possível
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto trata da formação do professor pesquisador a partir da pedagogia de projetos, tomando como referência a metodologia Aprender Investigando-A/I, desenvolvida na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, com alunos do quinto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisa foi constituída de duas etapas. A primeira incide na proposição de fundamentos teóricos pautados em reflexões sobre a relação entre pesquisa em educação e a formação do professor pesquisador, considerando-se a integração entre a pedagogia de projetos e ainterdiscipli-naridade. A segunda indica como foi aplicada a metodologia A/I, desde a socialização do plano de ensino da disciplina até os projetos de pesquisa coletivamente construídos, e apresenta as respectivas impressões dos sujeitos participantes do processo.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.