Formação de educadores para o terceiro setor

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Deivis Perez Bispo dos Santos

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que se voltou para a análise e reflexão de questões pertinentes à formação de educadores para o Terceiro Setor. Especificamente, optou-se pela realização de um estudo de caso sobre o curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor oferecido pelo Senac-SP. A partir de levantamento bibliográfico, foram indicadas as origens do conceito Terceiro Setor e as principais teorias e abordagens que se relacionam ao Setor na atualidade. Procurou-se, ainda, explicitar as características centrais da educação no Terceiro Setor, suas origens históricas e os principais processos de ensino-aprendizagem que permeiam essa modalidade educacional. Os referenciais teóricos identificados sobre Terceiro Setor e Educação orientaram a análise do curso estudado. Além de identificar as matrizes teóricas e metodológicas subjacentes ao curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor, buscou-se apresentar, ao final deste estudo, sugestões e propostas que possam contribuir para a melhoria do próprio curso e oferecer dados sistematizados para o desenvolvimento de outros programas de formação de educadores para o Terceiro Setor.

 

Palavras-chave: formação de educadores. educação no terceiro setor. cidadania e educação.

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Como Citar
DOS SANTOS, D. P. B. Formação de educadores para o terceiro setor. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1453. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo