Formação de educadores para o terceiro setor
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que se voltou para a análise e reflexão de questões pertinentes à formação de educadores para o Terceiro Setor. Especificamente, optou-se pela realização de um estudo de caso sobre o curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor oferecido pelo Senac-SP. A partir de levantamento bibliográfico, foram indicadas as origens do conceito Terceiro Setor e as principais teorias e abordagens que se relacionam ao Setor na atualidade. Procurou-se, ainda, explicitar as características centrais da educação no Terceiro Setor, suas origens históricas e os principais processos de ensino-aprendizagem que permeiam essa modalidade educacional. Os referenciais teóricos identificados sobre Terceiro Setor e Educação orientaram a análise do curso estudado. Além de identificar as matrizes teóricas e metodológicas subjacentes ao curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor, buscou-se apresentar, ao final deste estudo, sugestões e propostas que possam contribuir para a melhoria do próprio curso e oferecer dados sistematizados para o desenvolvimento de outros programas de formação de educadores para o Terceiro Setor.
Palavras-chave: formação de educadores. educação no terceiro setor. cidadania e educação.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.