A epistemologia do ensino da arte frente aos parâmetros curriculares nacionais: confluências e oposições conceituais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta um panorama das correntes teóricas do Ensino da Arte e propõe uma reflexão sobre as confluências e oposições entre as mesmas, com o objetivo de oferecer subsídios para análise da posição epistemológica dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Concluiu-se que o documento, apesar de oferecer uma proposta muito abrangente e buscar resgatar os conhecimentos específicos da área, apresenta ao longo do texto de fundamentação trechos nos quais se entrecruzam noções com bases teóricas diferenciadas ou mesmo incompatíveis. Assim, ficam comprometidas a coerência e a finalidade de oferecer ao professor de arte fundamentos teóricos sólidos para embasarem sua prática pedagógica.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.