O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural

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Sônia M. Machado Mirandola
Maria de Lourdes Spazziani

Resumo

Por meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador.

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Como Citar
MIRANDOLA, S. M. M.; SPAZZIANI, M. de L. O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo