Avaliações em larga escala: impactos na atuação do professor Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Belo Horizonte (Minas Gerais)
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Resumo
Em um contexto de medidas de descentralização e de difusão da ideia de autonomia administrativa e pedagógica das instituições escolares públicas, sobretudo a partir dos anos de 1990, tem se ampliado o controle do Estado por intermédio dos testes em larga escala. Percebe-se a implementação de mecanismos de avaliação das instituições educacionais por meio de provas estandardizadas com publicização dos resultados, elaboração de rankings e maior responsabilização dos profissionais da educação. Este trabalho expõe resultados encontrados em uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e tem como objetivo discorrer sobre os impactos das avaliações em larga escala na atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP). Para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 6 PCP que apontaram diferentes percepções em relação ao impactos das avaliações externas em seu cotidiano.
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