UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080

Conteúdo do artigo principal

Jesús Domingo Segovia
Víctor Hernández Rivero

Resumo

Diante da mudança em educação, professores e escolas se vêem submetidos a uma alavanche de novos desafios, responsabilidades e exigências. Estes podem atuar tanto com elementos dinamizadores de autonomia curricular e capacidade profissional, ou como escudo ou véu que oculta em projetos artificiosos, instigados e inspirados externamente o que realmente ocorre e é importante nas salas de aula. Não vale qualquer mudança, o essencial da melhora em educação são as boas aprendizagens de todos os estudantes. E isso com bons professore e boas escolas, para o que é vital estimular e apoiar os processos orientados de melhora. Mas não se pode apoiar a mudança sem considerar as lições aprendidas no caminho. A partir dessa ótica, o artigo revisa o sistema de apoio, extrai conclusões e implicações sobre a prática profissional. E conclui oferecendo uma proposta viável do que deveria ser um bom assessoramento.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
503
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202643
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SEGOVIA, J. D.; RIVERO, V. H. UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo