A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182

Conteúdo do artigo principal

Marina Graziela Feldmann

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre algumas dimensões da formação de professores e sua relação com o ensino de arte na escola brasileira. Aborda-se, nele, o estudo da formação e atuação docente em sua estrita relação com o contexto sócio-político, econômico e cultural da sociedade contemporânea. O grande desafio que se impõe hoje para a formação de professores situa-se na compreensão das transformações que o mundo globalizado traz para a existência humana e para o conhecimento, alterando de forma significativa as políticas, estruturas e práticas educativas. Analisa-se, nesse cenário, o problema da articulação teoria e prática como aspecto nuclear na e para a formação de professores e para a escola brasileira. Discutem-se as diferentes terminologias utilizadas ao longo do tempo para designar a área de saber articulada entre arte e ensino, bem como as repercussões ocorridas em seu planejamento nas situações didáticas de aula na educação básica. Finaliza-se o artigo apontando para a atual valorização dessa área de saber, ao se mostrar como possibilidade de ser vista como forma de pensamento - base epistemológica tão importante na formação do aluno quanto as outras, na incessante luta pela ocupação do espaço territorial curricular da escola básica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FELDMANN, M. G. A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1506. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)