A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182

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Marina Graziela Feldmann

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre algumas dimensões da formação de professores e sua relação com o ensino de arte na escola brasileira. Aborda-se, nele, o estudo da formação e atuação docente em sua estrita relação com o contexto sócio-político, econômico e cultural da sociedade contemporânea. O grande desafio que se impõe hoje para a formação de professores situa-se na compreensão das transformações que o mundo globalizado traz para a existência humana e para o conhecimento, alterando de forma significativa as políticas, estruturas e práticas educativas. Analisa-se, nesse cenário, o problema da articulação teoria e prática como aspecto nuclear na e para a formação de professores e para a escola brasileira. Discutem-se as diferentes terminologias utilizadas ao longo do tempo para designar a área de saber articulada entre arte e ensino, bem como as repercussões ocorridas em seu planejamento nas situações didáticas de aula na educação básica. Finaliza-se o artigo apontando para a atual valorização dessa área de saber, ao se mostrar como possibilidade de ser vista como forma de pensamento - base epistemológica tão importante na formação do aluno quanto as outras, na incessante luta pela ocupação do espaço territorial curricular da escola básica.

 

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Como Citar
FELDMANN, M. G. A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1506. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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