Desafios e contradições de professores da Paraíba acerca da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais do Estado da Paraíba. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras do ensino regular e duas professoras do Atendimento Educacional Especializado. Após as entrevistas, elas foram transcritas e analisadas a partir de temas de análise. A partir deste estudo percebe-se a necessidade de os profissionais trabalharem de forma mais colaborativa a fim de favorecer a aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial e promover a inclusão. Ademais, evidenciou-se que as professoras não têm formação específica e conhecimento de suas responsabilidades, além de se mostrarem resistentes a ideia de que a responsabilidade do sucesso ou fracasso dos alunos são de todos os profissionais da escola.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.