A MÍDIA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONSENSOS (THE MEDIA AS INSTRUMENT FOR THE CONSTRUCTION OF CONSENSUS) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.253273
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação acontece em diferentes espaços. A mídia também é um desses espaços. Por isso, neste artigo, propusemo-nos a analisar algumas questões, que consideramos relevantes e que, em geral, ocultam a hegemonia de uma classe sobre a outra. No processo educativo que acontece por meio da mídia, há uma contribuição para fortalecer tal hegemonia. Isso comprova a não neutralidade da educação. A mídia tem se mostrado como partido ideológico da elite, e o poder que exerce neste espaço social pode ser definido como poder simbólico, atrelado intimamente ao poder econômico, político e, em alguns casos, até coercitivo. Para discutirmos a mídia como instrumento educativo, em favor da manutenção do status quo, optamos em fazê-lo apresentando como duas temáticas que são por ela tratadas: Gênero e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Palavras-chave: Mídia. Educação. Consenso. Hegemonia. Gênero. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Education is settled in different places and the media is also one of these places. Therefore, in this article we propose to analyze some relevant questions that can usually hide the hegemony of a class on the other. In the educative process intermediated by the media, we can notice a contribution to empower this hegemony. This put in evidence the education no neutrality position. The media can be understood as an ideological political organization of the upper class and its power can be defined as a symbolic one, linked to the economic and politician forces and even acting, in some cases, as a coercion element. To discuss the media as an educative instrument, in favor of the of the status quo maintenance, we present two thematic that have been followed: Gender and Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (The Movement of the Agricultural Workers With No Land).
Keywords: Media. Education. Consensus. Hegemony. Gender. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.