O PROJETO CURRICULAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA PERSPECTIVA DO ALUNO (THE CURRICULUM OF A HIGH-SCHOOL LEVEL INSTITUTION OF TECHNICAL EDUCATION IN THE STUDENTS' PERSPECTIVE) - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.11i2.339354
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Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as percepções de um grupo de alunos a respeito do projeto curricular de uma Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. As análises se baseiam nas informações e nos dados extraídos do “Questionário Individual de Avaliação Institucional/Concomitância Externa” respondidos pelos alunos, nos anos 2005-2006. Destaca-se que os sujeitos envolvidos no processo investigativo cursaram somente a profissionalização técnica de nível médio na Instituição. Esses sujeitos são portadores de diploma de técnico de nível médio em uma Instituição pública de qualidade. No desenvolvimento do estudo do documento em apreço, se expressa a condição fundamental dos alunos pesquisados em dispor de recursos pessoais e escolares para desenvolver dois currículos diferentes em duas escolas distintas: uma envolve o técnico e a outra se relaciona ao ensino médio. A partir dos dados levantados verifica-se que o lugar ocupado por esses alunos no processo curricular da Instituição se expressa direta ou indiretamente sob a forma do êxito escolar. Observa-se graus de identificação entre capital escolar apreendido-transmitido pelo grupo de discentes pesquisado e categoria cultural dominante da escola, na condição de assegurar certa correspondência com o modo de produção industrial-urbano. O enfrentamento da tensão entre os princípios continuidade e terminalidade da trajetória escolar traz à tona a questão do destino social do aluno portador do diploma profissional separado do diploma acadêmico.
The aim of this paper is to analyze the perception and ideas of a group of students regarding to the curriculum of a “High-school Level Institution of Technical Education” (“Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio”). The analyses are based on the information and data extracted from the “Individual Questionnaire to Institutional Assessment/External Concomitance” (“Questionário Individual de avaliação Institucional/Concomitância Externa”) answered by the students in 2005-2006. We emphasize that the subjects involved in the survey followed only the high-school level technical education courses at the institution. These subjects have received the diploma of technical level in a public institution of quality. Developing the research of this document, the fundamental condition of the surveyed students is expressed in terms of personal and scholastic resources to apply two different curricula in two distinct schools - one is involved to the technical level and the other is connected to high school. Based on the data obtained, it can be verified that the place occupied by these students in the school’s curricular process is expressed directly or indirectly under the form of school success. There are noticeable degrees of identification between school knowledge received and transmitted by the group of students surveyed and the dominant cultural category of the school, to ensure a certain correspondence with the urban-industrial type of production. The attitude of facing the tension between the principles of continuity and finalization of the school path brings to surface the question of the social destination of the student who carries a professional diploma separated from the academic one.Métricas
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