Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação

Conteúdo do artigo principal

Valdirene Eliane Bailon de Souza
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
https://orcid.org/0000-0002-7473-9559

Resumo

Paulo Freire contribuiu, significativamente, para a desmistificação do pedagogismo dos anos 60, permeado de noções que a escola contemporânea ainda luta para suprimir do processo educacional. Considerando-se a relevância e o impulso da teoria freiriana na educação ao redor do mundo, propõe-se analisar as principais concepções do filósofo e educador como proposta de melhoria da educação, tecendo, assim, um breve balanço sobre os principais pensamentos de sua pedagogia. Para isso, utiliza-se, como metodologia, a consulta bibliográfica, por meio da pesquisa qualitativa. No estudo proposto, é notável o testemunho de Freire sobre suas ações e ideias dedicadas a difundir não apenas teorias, mas, entre elas e por meio delas, um sonho, uma utopia possível. A crença no inédito viável do sujeito, e no que ele pode superar e construir pela/na educação, é essencial para a transformação de uma sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, V. E. B. de .; VAZ DE MELLO, R. M. A. Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15423.209209225117.0515. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15423. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne).