Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação

Conteúdo do artigo principal

Valdirene Eliane Bailon de Souza
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
https://orcid.org/0000-0002-7473-9559

Resumo

Paulo Freire contribuiu, significativamente, para a desmistificação do pedagogismo dos anos 60, permeado de noções que a escola contemporânea ainda luta para suprimir do processo educacional. Considerando-se a relevância e o impulso da teoria freiriana na educação ao redor do mundo, propõe-se analisar as principais concepções do filósofo e educador como proposta de melhoria da educação, tecendo, assim, um breve balanço sobre os principais pensamentos de sua pedagogia. Para isso, utiliza-se, como metodologia, a consulta bibliográfica, por meio da pesquisa qualitativa. No estudo proposto, é notável o testemunho de Freire sobre suas ações e ideias dedicadas a difundir não apenas teorias, mas, entre elas e por meio delas, um sonho, uma utopia possível. A crença no inédito viável do sujeito, e no que ele pode superar e construir pela/na educação, é essencial para a transformação de uma sociedade.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,074
Dec 10 '20Dec 13 '20Dec 16 '20Dec 19 '20Dec 22 '20Dec 25 '20Dec 28 '20Dec 31 '20Jan 01 '21Jan 04 '2111
| |
Outros formatos de visualizações
4,772
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026398
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, V. E. B. de .; VAZ DE MELLO, R. M. A. Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15423.209209225117.0515. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15423. Acesso em: 19 mar. 2025.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne).