Creche: dar para explorar, doar experiência

Conteúdo do artigo principal

Daniel Brailovsky
Daniel Calmels

Resumo

A exploração é uma das formas usuais de atividade pedagógica na creche. Neste trabalho, a ideia de exploração é aprofundada, dialogando com leituras sensíveis acerca do espaço, objetos, corpo e relacionamentos. Explorar é perguntar, perguntar com o gesto e os sentidos, interrogar o objeto. Diferenciamos por sua vez os conceitos de piso e solo, teto-liso e teto-friso. Algumas hipóteses também são testadas a partir de um cruzamento de visões entre psicomotricidade e pedagogia, e são propostas imagens e metáforas para pensar sobre essa maneira de abordar a experiência dos bebês nas instituições educativas: dando para explorar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRAILOVSKY, D.; CALMELS, D. Creche: dar para explorar, doar experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 22, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.22.0024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15427. Acesso em: 16 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Brailovsky, Profesor e investigador em Flacso/Argentina y em ISPEI Eccleston

Doctor en educación, Profesor de Educación Preescolar, Profesor e investigador em Flacso/Argentina y em ISPEI Eccleston.

Daniel Calmels, Miembro Honorario de la Asociación Argentina de Psicomotricidad, de la Asociación Federal de Psicomotricistas y de OMEP (Organización Mundial para la Educación Preescolar).

Escritor, psicomotricista, psicólogo social y Profesor Nacional de Educación Física. Fue fundador del área de Psicomotricidad del Servicio de Psicopatología Infanto Juvenil del Hospital de Clínicas en 1980, y es miembro Honorario de la Asociación Argentina de Psicomotricidad, de la Asociación Federal de Psicomotricistas y de OMEP (Organización Mundial para la Educación Preescolar).