Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate

Conteúdo do artigo principal

Diego dos Santos Reis

Resumo

O ensaio traz algumas questões e apontamentos sobre o impacto do novo coronavírus nos processos educativos, com especial atenção para o aprofundamento das desigualdades educacionais em situações de emergência global. Trata-se de tensionar tanto as estratégias adotadas por instituições de ensino, com o predomínio das mediações tecnológicas e utilização de ferramentas digitais, quanto os desafios de educar democraticamente no contexto atual. Finalmente, questionamos: qual o papel e quais são os limites das práticas educativas a distância em um país marcado por desigualdades estruturais?

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS REIS, D. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–5, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15592.209209226414.0605. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Diego dos Santos Reis, Univeresidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É Doutor (2019), Mestre (2015) e Licenciado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio doutoral no Institut d’Études Politiques de Paris/SciencesPo. Professor Substituto de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Professor Colaborador III da Faculdade de Educação da USP.
Chaiane De Medeiros Rosa, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Ana Maria Gonçalves (2021)
Os efeitos da pandemia da COVID-19 na permanência na educação superior. O cenário de uma universidade federal brasileira. Revista Iberoamericana de Educación, 86(2), 61.
10.35362/rie8624409
Elisiane Lorenzini, José Luís Guedes dos Santos, Catiele Raquel Schmidt, Daniela Erani Monteiro Will, Marina Bazzo de Espíndola, Roseli Zen Cerny, Alacoque Lorenzini Erdmann, Stéphani Sena Ortiz, Isadora Angélica da Silva, Anthony J. Onwuegbuzie, Emmanuel O. Ojo (2022)
University Students’ Readiness and Attitudes to Learn in the Context of Remote Teaching During the COVID-19 Pandemic in Brazil: A Mixed Methods Research Study. International Journal of Multiple Research Approaches, 14(3), 101.
10.29034/ijmra.v14n3editorial3

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.