Construção da identidade docente na licenciatura dupla em Biologia e Química: contribuições do currículo
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Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a contribuição da configuração curricular de um Curso de Licenciatura Dupla em Biologia e Química (LDBQ), de uma Instituição de Educação Superior na Região Norte do país, na construção da identidade docente. A coleta de dados foi baseada na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que a LDBQ foi criada para atender a necessidade do contexto local, de professores com formação na área de Biologia e Química. O perfil profissional e a identidade do curso apontam para um profissional que irá atuar na Educação Básica e em outros segmentos, como atuação técnico em nível superior. E ainda, foram observados princípios formativos, como contextualização, interdisciplinaridade, articulação teoria e prática, transposição didática e investigação no ensino. Porém, havendo necessidade de integração de conhecimentos específicos das áreas de Biologia e Química com pedagógicos.
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