Relatos de experiência sobre identidade étnica em uma escola indígena no estado de Roraima

Conteúdo do artigo principal

Mary Jane Barreto de Souza
Raimunda Gomes da Silva

Resumo

Este artigo reporta uma pesquisa em uma escola indígena. Buscou-se compreender como a identidade étnica permeia a educação escolar indígena, no sentido de compreender de que forma são realçadas e afirmadas estas identidades étnicas. Como orientação teórica a visão de identidade cultural de Stuar Hall vista enquanto construção, social, cultural e histórica.  A  metodologia trata de relatos de experiência por meio do diálogo feito durante as aulas, agregada a uma pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que os materiais didáticos utilizados na escola pesquisada apresentam um “índio” estereotipado. Impacto que suscitou a necessidade dos(as) docentes estarem atentos para revisitar a prática e instrumentos pedagógicos  e fazerem com que as identidades étnicas sejam ressignificadas, demostrando que o(a) indígena não é apenas aquele que é configurado (demostrado) nos materiais didáticos, mas sujeitos que passam por transformações, dependendo da época, da história e da cultura determinada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BARRETO DE SOUZA, M. J.; SILVA , R. G. da . Relatos de experiência sobre identidade étnica em uma escola indígena no estado de Roraima. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15595.209209225864.0602. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15595. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Mary Jane Barreto de Souza, Universidade Estadual de Roraima

Graduada em História pela Universidade Federal de Roraima; Pós-graduada em História da Amazônia pela Universidade Estadual de Roraima.  Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Roraima

Raimunda Gomes da Silva , Universidade Estadual de Roraima – UERR

Doutoranda em História Social pela PUCSP, Mestre em História Social pela UFRJ e Graduada em História pela UFPE. Professora de História da Universidade Estadual de Roraima – UERR.