Relatos de experiência sobre identidade étnica em uma escola indígena no estado de Roraima
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Resumo
Este artigo reporta uma pesquisa em uma escola indígena. Buscou-se compreender como a identidade étnica permeia a educação escolar indígena, no sentido de compreender de que forma são realçadas e afirmadas estas identidades étnicas. Como orientação teórica a visão de identidade cultural de Stuar Hall vista enquanto construção, social, cultural e histórica. A metodologia trata de relatos de experiência por meio do diálogo feito durante as aulas, agregada a uma pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que os materiais didáticos utilizados na escola pesquisada apresentam um “índio” estereotipado. Impacto que suscitou a necessidade dos(as) docentes estarem atentos para revisitar a prática e instrumentos pedagógicos e fazerem com que as identidades étnicas sejam ressignificadas, demostrando que o(a) indígena não é apenas aquele que é configurado (demostrado) nos materiais didáticos, mas sujeitos que passam por transformações, dependendo da época, da história e da cultura determinada.
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