O ensino em tempos de isolamento social: percepção de docentes de um curso de formação de professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta investigação objetiva compreender, sob a ótica de docentes vinculados a um curso de formação de professores, o desenrolar das atividades letivas através do ensino remoto. Deste modo, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, tendo docentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como participantes. Os dados foram coletados através de um questionário on-line e analisados de modo descritivo, categorizados e interpretados conforme preconizado por Bardin (2011). Os participantes elencaram a diversidade de recursos didáticos, flexibilidade de tempo e espaço das aulas como benefícios do ensino remoto, contudo, a inabilidade do uso dos recursos tecnológicos, a falta de apoio institucional, as dificuldades de acesso a equipamentos e a internet prejudicam a efetividade desta prática educativa. Deste modo, os docentes reconhecem a importância das tecnologias educacionais, todavia alertam para as adversidades que podem ampliar a desigualdade de acesso ao ensino, singularmente neste período de distanciamento social.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.