Tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia pedagógica: um olhar sobre a experiência de um curso de Pedagogia em tempos de pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto tem como objetivo compartilhar as estratégias pedagógicas desenvolvidas por um grupo de professores do primeiro semestre de um curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de um relato de experiência que aborda a realidade de um curso recente que, em março de 2020, se depara com a suspensão do calendário letivo devido à pandemia de Covid-19. Isso leva o grupo a buscar uma forma de dar conta da manutenção e fortalecimento do vínculo afetivo e institucional entre professores e estudantes. Para tanto, diferentes estratégias pedagógicas sustentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, como WhatsApp, Google Meet e Instagram, foram mobilizadas. Os resultados apontam que agir com rapidez e produzir um olhar atento para a essência humana dos nossos estudantes fez com que, até o momento, não houvesse nenhuma desistência e/ou trancamento do curso e que a proximidade com os estudantes fosse mantida.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.