A produção acadêmica sobre o SIMAVE: mapeamento de teses e dissertações (2000-2019)

Conteúdo do artigo principal

Paulo Henrique Arcas
https://orcid.org/0000-0002-6535-936X
Regilson Maciel Borges
https://orcid.org/0000-0001-6115-364X

Resumo

Este artigo apresenta a primeira fase de uma pesquisa em andamento sobre a avaliação em larga escala de Minas Gerais, que se constituiu no mapeamento e análise preliminar da produção acadêmica sobre o SIMAVE de 2000 a 2019. O levantamento foi feito em dois repositórios que congregam pesquisas desenvolvidas em todo o país. Foram encontrados 116 trabalhos, 17 teses e 99 dissertações. Uma análise preliminar dos dados permitiu identificar a existência de uma diversidade de focos dos estudos em diferentes áreas do conhecimento, demonstrando que a avaliação permeia e se ramifica desde as salas de aulas até a gestão do sistema.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
752
Aug 10 '20Aug 13 '20Aug 16 '20Aug 19 '20Aug 22 '20Aug 25 '20Aug 28 '20Aug 31 '20Sep 01 '20Sep 04 '20Sep 07 '208
| |
Outros formatos de visualizações
145
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|

Detalhes do artigo

Como Citar
ARCAS, P. H.; BORGES, R. M. . A produção acadêmica sobre o SIMAVE: mapeamento de teses e dissertações (2000-2019). Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15946.209209226789.0613. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15946. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras

Graduado e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (GEPAVE) da Faculdade de Educação da USP.

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) da UEPG.