Possibilidades e desafios no trabalho docente em tempos de pandemia: uma experiência significativa na Faculdade do Nordeste da Bahia

Conteúdo do artigo principal

Jose Batista de Souza
http://orcid.org/0000-0001-9722-8818
Daniele Santana de Melo
https://orcid.org/0000-0003-3727-2061
Suely Cristina Silva Souza
https://orcid.org/0000-0003-1198-698X

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem sido alvo de preocupações de diversos setores sociais, a exemplo da educação. Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar como a Faculdade do Nordeste da Bahia tem se reinventado para superar as barreiras do distanciamento físico e a criatividade do seu corpo docente para ofertar aos licenciandos um processo formativo mais qualificado até o retorno das aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo professores do curso de Pedagogia, no período de 26 de março a 10 de junho de 2020. O aporte teórico utilizado conta com Moran (2003), Santos (2005), Schlemmer e Moreira (2020), Silva (2008), Silveira (2001), entre outros. Apesar de preliminares, os resultados têm apontado a criatividade dos professores e uma preocupação maior com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC em favor do ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, J. B. de .; MELO, D. S. de M. de .; SOUZA, S. C. S. . Possibilidades e desafios no trabalho docente em tempos de pandemia: uma experiência significativa na Faculdade do Nordeste da Bahia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15952.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15952. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Jose Batista de Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor das Redes Municipal e Estadual da Bahia e da Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON)/UFS, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação/FOPTIC/UFS, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Paidéia/FANEB.

Daniele Santana de Melo, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora da Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Paidéia/FANEB e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental GEPEASE-UFS/CNPq.

Suely Cristina Silva Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professora da Faculdade Maurício de Nassau de Aracaju -SE e da Faculdade do Nordeste da Bahia- FANEB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Paidéia/FANEB e do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq), do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.