Desemparedando a Educação Infantil: um processo formativo no estágio curricular

Conteúdo do artigo principal

Bibiana da Cunha Tubino
Simone Santos de Albuquerque

Resumo

A formação dos acadêmicos do Curso de  Pedagogia engloba um grande desafio teórico-prático,  o qual abrange o olhar sensível do professor em relação às crianças, o compromisso com os  pressupostos teóricos que fundamentam a prática  e os  registros e  reflexões que emergem no cotidiano da escola. O presente artigo revela relatos referentes a esse desafio e análises de um estágio docente realizado em creche conveniada, localizada na área central do município de Porto Alegre, com 11 crianças da turma de berçário, na faixa etária de 1 a 2 anos. A partir do conceito de  desemparedamento nas experiências vivenciadas durante o estágio, são problematizadas as potencialidades e as dificuldades durante essa etapa de formação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TUBINO, B. . da C.; ALBUQUERQUE, S. S. de. Desemparedando a Educação Infantil: um processo formativo no estágio curricular. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15955.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15955. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Bibiana da Cunha Tubino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na rede privada de ensino
de Porto Alegre.

Simone Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS.