Covid-19 e violência de gênero e intrafamiliar: o ensino de biologia para além dos conteúdos esperados
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática que teve como objetivo promover reflexões de alunos da sexta série (entre 10 e 12 anos) de uma instituição de ensino particular da cidade de Bogotá, Colômbia, a partir de aulas de biologia, sobre a dinâmica de aumento da violência de gênero e intrafamiliar durante o período de quarentena, devido ao COVID-19. A atividade consistiu em desenvolver uma oficina baseada na leitura de textos que abordam o aumento da violência doméstica e de gênero em Bogotá durante este período de pandemia. Constatamos que os estudantes destacam o aumento do trabalho doméstico para as mulheres em sua casa, que alguns membros de suas famílias já passaram por episódios de violência de gênero ou intrafamiliar, discutindo algumas possibilidades de superação dessa violência. Defendemos a importância do ensino de biologia para problematizar questões relacionadas à justiça social, principalmente nos tempos do COVID-19.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.