Contação de histórias em tempos de COVID-19: estabelecendo vínculos afetivos entre professora, crianças e famílias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é o relato de experiência de uma professora de Educação Infantil, da Rede Municipal de Santa Maria, RS, a qual procura estabelecer e manter vínculos afetivos com crianças pequenas e suas famílias por meio de contato virtual com contações de histórias. Como aporte teórico, usa-se Wallon (2005), Vygotsky (1984), Pichon-Rivière (1998), Paulo Freire (1997, 2011) e Marie-Christine Josso (2010). Durante essa vivência, em meio à pandemia de COVID-19, pelo contato através das redes sociais, principalmente via whatsapp, é possível perceber que esse tipo de proposta pedagógica proporciona a auto(trans)formação da professora e momentos lúdicos às crianças e aos seus familiares. As contações de histórias mantêm e estreitam vínculos afetivos estabelecidos, bem como possibilitam que relações de confiança e de ajuda mútua sejam consolidadas.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.