De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pandemia de Covid-19 provocou reflexos inesperados nas mais diversas searas, dentre elas, a educação. Em um curto período, professores acostumados com a sala de aula presencial tiveram que se adaptar às aulas online. Considerando esse contexto, baseado em pesquisa bibliográfica e relato de experiência, este estudo objetiva relatar como se deu a nossa adaptação para as aulas online no Ensino Superior em Direito, analisando quais foram os principais desafios e as estratégias utilizadas para enfrentá-los. Verificamos inicialmente uma fase de transição, marcada pelo estranhamento às tecnologias, adaptação aos novos protocolos e à dinâmica virtual. Posteriormente, foi possível identificar desafios de longo prazo, como a pouca participação dos alunos, a dificuldade com as peculiaridades do tempo virtual e a adaptação às ferramentas tecnológicas. Por fim, foi possível identificar boas práticas para o ensino remoto, com destaque para o uso de metodologias ativas e criação de momentos de acolhimento dos estudantes.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.