As infâncias e a educação infantil em tempos de pandemia: que cenário revelam lives sobre o tema

Conteúdo do artigo principal

Natalia Francisca Cardia dos Santos

Resumo

Neste registro sistematizamos transmissões de vídeos postadas no Youtube em 2020 a partir do termo chave: educação infantil em tempos de pandemia. Utilizando como metodologia a netnografia, e no recorte de tempo compreendido entre 17 de março e 12 de junho localizamos 78 transmissões, as quais subdividimos em duas categorias, que se tornaram perceptíveis na análise: (i) lives que trazem indicativos de defesa/ divulgação (direta ou indireta) de ideias e concepções privadas, e (ii) lives com interesse de análise da conjectura atual, discutindo a educação infantil no contexto da pandemia sob um olhar crítico, apartidário e tendo como premissa principal a defesa das crianças e suas infâncias nesse contexto. Ao sistematizar ações do universo virtual ao registro escrito buscamos garantir que resistam ao tempo e ao risco de que se dissolvam na lógica da velocidade digital, conferindo materialidade a essas tantas análises feitas em tempo real, compondo um acervo documental capaz de dar visibilidade a hiatos existentes ao se pensar ações de atendimento à primeira infância no período de pandemia.


Palavras-chave: educação infantil; pandemia; política educacional;

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, N. F. C. dos. As infâncias e a educação infantil em tempos de pandemia: que cenário revelam lives sobre o tema. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16055.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16055. Acesso em: 14 jun. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Natalia Francisca Cardia dos Santos, Univesidade Nove de Julho - UNINOVE

[1] Mestre em educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), professora de educação básica na rede municipal de ensino de São Paulo