A formação e o desenvolvimento da profissionalidade do professor de Geografia - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0003

Conteúdo do artigo principal

Claudivan Sanches Lopes

Resumo

Este artigo trata do processo de apropriação, produção e desenvolvimento dos conhecimentos/saberes necessários à docência em Geografia. No bojo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, pretende-se contribuir, de maneira geral, para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria dos processos de formação do professor de Geografia. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Verificou-se que o olhar global dos professores de Geografia sobre seu trabalho e profissão carrega as marcas do campo disciplinar. Os professores percebem que a afirmação do discurso geográfico, seus temas, conceitos e procedimentos no currículo escolar são importantes para o fortalecimento não somente da identidade da disciplina, como da própria profissionalidade. Eles se definem como professores em seu sentido mais genérico, mas buscam-se reconhecer e serem reconhecidos como professores de Geografia. Nesse movimento, apropriam-se de uma determinada tradição geográfica escolar que, alimentada pelo desenvolvimento histórico da ciência de referência e pelo próprio saber produzido e acumulado pela experiência profissional, é avaliada, criticada e recriada continuamente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
806
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202653
|

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, C. S. A formação e o desenvolvimento da profissionalidade do professor de Geografia - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0003. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 47–66, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1609. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
Caderno Temático - Ensino de Geografia
Biografia do Autor

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Professor de Supervisão de Estágio em Geografia, no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá