Espaços e encontros de escuta sensível e acolhida das crianças e suas famílias em tempo de excepcionalidade/pandemia na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA

Conteúdo do artigo principal

Jucemara Antunes Antunes
https://orcid.org/0000-0002-8140-6752
Camila Schmitt da Silva Pires
Karine Weber
https://orcid.org/0000-0002-2733-5244

Resumo

Resumo: Este relato tem o propósito de compartilhar a construção de espaços e encontros de escuta sensível com crianças da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e suas famílias no momento de excepcionalidade vivido pela pandemia de COVID-19. Profissionais que atuam com crianças têm perguntado: qual o papel da Unidade de Educação Infantil que acolhe as crianças e suas famílias nesse contexto? Como professores e profissionais que atuam com as crianças bem pequenas e pequenas manterão os vínculos sem a convivência no ambiente da escola e a interação física, que foram interrompidas de forma abrupta? Como a escuta sensível do professor pode acontecer nesse contexto? Com base nesses questionamentos, no coletivo, encontramos caminhos possíveis para um grupo de crianças e famílias que vamos abordar nessa escrita colaborativa.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
368
Apr 10 '21Apr 13 '21Apr 16 '21Apr 19 '21Apr 22 '21Apr 25 '21Apr 28 '21May 01 '21May 04 '21May 07 '217.0
| |
Outros formatos de visualizações
343
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202622
|

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTUNES, J. A.; SCHMITT DA SILVA PIRES, C.; WEBER, K. Espaços e encontros de escuta sensível e acolhida das crianças e suas famílias em tempo de excepcionalidade/pandemia na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16123.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16123. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Jucemara Antunes Antunes, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Professora de Ensino Básico Técnico Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM. Especialista em Gestão Educacional - CE/UFSM. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Elos ELOS/CNPq e Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

Camila Schmitt da Silva Pires, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Psicóloga formada pela UFSM, especialista em saúde coletiva e atua em psicologia escola há mais de 10 anos. É psicóloga da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

Karine Weber, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Especialista em Educação Física Escolar/UFSM. Pedagoga pela UFSM.Professora na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo UFSM desde 2016. Mestranda em Educação - PPGE/UFSM