IX DIMA on-line: uma experiência exitosa em período de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Eliziete Nascimento de Menezes
Francisco Arnaldo Lopes Bezerra
https://orcid.org/0000-0002-3560-0730
Maria José Costa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9983-1653

Resumo

Este relato tem o objetivo de apresentar uma experiência de realização do evento Diálogos da Matemática com a Pedagogia em período de isolamento social em decorrência de uma pandemia mundial ocasionada pela Covid 19. Inicialmente, apresentamos o que é o DIMA, em seguida, relatamos a experiência de realizar o webinário IX DIMA em 2020, fazendo um panorama de como se deu o evento desde o planejamento, organização e execução, atendendo às orientações da OMS de isolamento social. Por fim, fazemos algumas considerações destacando pontos positivos da realização do DIMA on-line e possibilidades com o uso das tecnologias. Para encerrar nossa discussão, refletimos sobre o papel da Universidade e problematizamos sua postura diante do cenário da pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO DE MENEZES, E.; LOPES BEZERRA, F. A.; COSTA DOS SANTOS, M. J. IX DIMA on-line: uma experiência exitosa em período de pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16139.209209228231.0715. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16139. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do grupo
de pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-Tercoa/CNPq, da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC na Linha Educação Currículo e Ensino. Eixo Ensino de Matemática, sob orientação da Professora Dr Maria José Costa dos Santos. Atualmente bolsista CAPES. Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Professor substituto da Prefeitura Municipal de Fortaleza - 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), participando das pesquisas:Educação e formação humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935) 2015 / 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), exercendo atividades de monitoria nas disciplinas: Antropologia da Educação sob a orientação da professora Bernadete Beserra. Atuou como bolsista voluntário do programa da Pró-reitoria de Extensão (Prex) Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2016 / 2017 Membro do grupo de pesquisa G-Tercoa. Pesquisando atualmente os seguintes temas: Educação. Pedagogia. Ensino de Matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-graduação em Educação - (PPGE/UFC), e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique.  É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE), e coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP/COIDEA/EDIEIA). Recebeu homenagem pelas suas contribuições para formação, em nível de pós-graduação dos professores da Rede Pública Municipal de Sobral(2019).