Educação no Ensino Superior em tempos de pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em meio à pandemia de COVID-19, as universidades federais brasileiras vêm buscando uma solução para o ensino não presencial. A Universidade Federal do ABC foi uma das primeiras instituições a implementar um regime remoto de ensino. O objetivo desse relato de experiência é refletir sobre esse processo de implementação, enquanto docente do ensino superior. Durante a disciplina, ministrada de forma não presencial, três elementos surgiram como obstáculos: a baixa interação, o tempo, e as questões socioemocionais. Esses aspectos tiveram grande influencia no andamento do trabalho, de modo que fizeram emergir aspectos que pontuo como aprendizados para as propostas de ensino que estão sendo elaboradas em tempos de pandemia, são eles: a garantia de inclusão dos alunos, o suporte psicológico à comunidade universitária, a expansão das disciplinas para além dos conteúdos conceituais e o oferecimento de tempo suficiente para a elaboração de propostas que garantam a qualidade de ensino para todos.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.