Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência
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Resumo
: O presente relato tem como objetivo destacar o percurso e práticas educativas propostas para a Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos - FASE I, em tempos de COVID-19, na Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Noroeste do Paraná. A pesquisa, de caráter qualitativo, investigou quais práticas docentes e atividades metodológicas foram adotadas no recorte temporal de março a junho de 2020, a fim de possibilitar a continuidade das experiências educativas, respeitando o distanciamento social e mantendo a interação docentes e discentes. O cotejamento das informações permitiu identificar que, dentre as alternativas metodológicas apresentadas pelo Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação do Paraná como opções para continuidade do processo educacional, a rede optou pela realização de atividades não presenciais com base na elaboração de cadernos de atividades impressos, vídeos instrucionais direcionados às famílias e interações assíncronas via WhatsApp, garantindo, portanto, o acesso de um número maior de estudantes às práticas educativas e mantendo a proximidade das relações de aprendizagem, do que se elas fossem mediadas apenas por plataformas online.
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