Um olhar freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática
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Resumo
Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo analisar e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações no contexto educacional, a partir das ideias de Paulo Freire, com um olhar particular à Matemática, nossa área de atuação. Amparados no paradigma qualitativo, descrevemos de forma sucinta a trajetória da elaboração da BNCC até sua publicação, apresentamos um olhar freireano para Educação, para então analisar o ensino de Matemática proposto na BNCC. Esse movimento visa denunciar o que está posto e norteando o trabalho docente, e sulear caminhos que almejem contribuir com um processo de defesa da Educação e que possam romper com os pressupostos neoliberais presentes na BNCC. Nossas reflexões convergem em movimentos que suprimam a responsabilidade creditada exclusivamente ao professor, em detrimento às políticas públicas que envolvam outros entes da comunidade escolar. Por outro lado, entendemos que quando o professor tem a consciência do que está por trás da Base, pode contribuir para mudanças no contexto escolar.
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