A gestão da UEIIA/UFSM em tempos de Covid-19: escuta, diálogo e rupturas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto o objetivo é apresentar algumas das ações que temos realizado, enquanto equipe de gestão, no contexto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA/UFSM/RS), frente ao distanciamento social provocado pela Covid-19. Tais ações passam por discussões, análises e proposições do que é possível nesse momento, com os sujeitos que temos, através de um olhar atento, com escuta sensível, envolvimento e diálogo constante entre todos, garantindo a identidade da UEIIA. Tomando por base a legislação nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2009; CAMPOS; ROSEMBERG, 2009) e referenciais na área da Educação Infantil que partem de uma perspectiva de escuta e acolhimento (RINALDI, 2014; STACCIOLI, 2013), consideramos que este é um momento de abertura para novas formas de convívio, de interlocução, de intensificação das relações, com o futuro possível, uma outra cultura institucional.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.