Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação
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Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutoramento entre 2016 e 2020 que objetiva compreender a partir da ontologia, da epistemologia e da práxis pedagógica a dialética das aproximações e/ou dos distanciamentos dos saberes da docência universitária em relação ao Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire. Trata-se de um estudo etnometodológico de abordagem qualitativa, a partir da bricolagem científica enquanto postura investigativa. A pesquisa bibliográfica, a análise documental, o questionário on-line, a entrevista com base em casos hipotéticos de ensino e a entrevista de explicitação foram as técnicas de coleta de dados vivenciadas com seis mestres e doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) entre 2004 e 2017. Os achados apontaram que o Ciclo do Gnosiológico freiriano contribui para pensar e impulsionar a constituição dos saberes da docência universitária a partir da do-discência, da pesquisa e do diálogo intersubjetivo.
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