Práxis freireana: diálogo, pesquisa-ação e escola democrática

Conteúdo do artigo principal

Maria Audenôra das Neves Silva Martins
Tereza Cristina Diniz Abreu
Luciene Nascimento Silva de Moura

Resumo

Os movimentos de Educação Popular de 1960 a 1964 foram destaque no Brasil através de Paulo Freire, pautados em uma educação de conscientização das massas, através do diálogo. Com a Abertura Política, fizeram surgir as possibilidades da construção da escola ajustada nos ideais de Paulo Freire, visando a sua democratização. Os objetivos deste artigo são pontuar o legado de Freire para a educação no Brasil e analisar a efetivação de suas ideias para uma educação pública igualitária e emancipadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa e o processo discursivo e dialético através da análise de conteúdo. Trazemos considerações e reflexões importantes de que os educadores brasileiros precisam internalizar as ideias de Paulo Freire, concretizando-as através da pesquisa-ação na sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, M. A. das N. S. .; DINIZ ABREU, T. C.; MOURA, L. N. S. de . Práxis freireana: diálogo, pesquisa-ação e escola democrática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16401.209209227954.0715. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16401. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFRN). Mestre em Educação (UFRN). Graduada em Artes Práticas e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Tereza Cristina Diniz Abreu, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialização em Metodologia do Ensino pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (ISEC). Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE/UERN).

Luciene Nascimento Silva de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN)