Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis

Conteúdo do artigo principal

Valeria Vasconcelos
Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

Resumo

O presente ensaio visa a promover reflexões sobre a pandemia como situação-limite nos tempos atuais, denunciar alguns dos condicionantes ideológicos que obnubilam a compreensão da realidade e apontar possibilidades na área da educação como enfrentamento do que está posto. Apoiamo-nos em um referencial teórico crítico, tendo Álvaro Vieira Pinto, Lucien Goldmann, Paulo Freire, Achile Mbembe e Ailton Krenak como aportes principais. Balizamo-nos por algumas questões: O que a pandemia desmascara? Quais os motivos de sua negação por boa parcela da população? Como as escolas podem atuar para desnudar a presente unidade epocal e anunciar outras formas de ver e viver o mundo num futuro próximo? Partimos do princípio que de que a consciência possível se constrói dentro de uma ideologia e que desvelar as falácias da necropolítica e dos ditames do neoliberalismo podem apontar rumos para a construção de inéditos-viáveis na escola e fora dela.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VASCONCELOS, V.; ANDREATTA WHITAKER, D. C. . Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–9, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16549.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16549. Acesso em: 14 jul. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Valeria Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara

Socióloga. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora emérita da UNESP (APOSENTADA).