Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente ensaio visa a promover reflexões sobre a pandemia como situação-limite nos tempos atuais, denunciar alguns dos condicionantes ideológicos que obnubilam a compreensão da realidade e apontar possibilidades na área da educação como enfrentamento do que está posto. Apoiamo-nos em um referencial teórico crítico, tendo Álvaro Vieira Pinto, Lucien Goldmann, Paulo Freire, Achile Mbembe e Ailton Krenak como aportes principais. Balizamo-nos por algumas questões: O que a pandemia desmascara? Quais os motivos de sua negação por boa parcela da população? Como as escolas podem atuar para desnudar a presente unidade epocal e anunciar outras formas de ver e viver o mundo num futuro próximo? Partimos do princípio que de que a consciência possível se constrói dentro de uma ideologia e que desvelar as falácias da necropolítica e dos ditames do neoliberalismo podem apontar rumos para a construção de inéditos-viáveis na escola e fora dela.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.