A atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre as tecnologias: letramentos digitais e críticos

Conteúdo do artigo principal

Alan Ricardo Costa
https://orcid.org/0000-0001-8132-6202
André Firpo Beviláqua
Vanessa Ribas Fialho

Resumo

No presente trabalho, de caráter qualitativo, temos por objetivo debater a atualidade do pensamento de Paulo Freire no que tange às tecnologias digitais e suas potencialidades quanto às práticas educacionais. Para tanto, nossos objetivos específicos são os seguintes: (1) apresentar uma revisão da literatura quanto aos conceitos de “tecnologia” e “práxis tecnológica” na (e a partir da) obra de Freire; (2) debater os conceitos de “Letramentos Digitais” e “Letramentos Críticos”, que compõem a fundamentação teórica deste estudo; e (3) apresentar e analisar, em um viés qualitativo, exemplos práticos de atividades e recursos digitais disponíveis na Web e produzidos no viés dos Letramentos Críticos. Os resultados indicam que materiais didáticos críticos disponíveis online não só mantêm atual o legado freireano, como também podem contribuir significativamente para uma educação progressista-libertadora no presente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, A. R.; FIRPO BEVILÁQUA, A.; FIALHO, V. R. A atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre as tecnologias: letramentos digitais e críticos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16603.209209228763.0810. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16603. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, UNISC

Graduado em Letras - licenciatura em Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Linguística Aplicada, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do professor Vilson J. Leffa. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atuou anteriormente como (a) professor substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, em 2017 e 2018, (b) professor contratado no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em 2014, e (c) docente na escola de idiomas Yázigi, no Coletivo de Educação Popular Práxis e no curso Pré-Universitário Popular Alternativa. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e pesquisa os seguintes temas: (1) Ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE); (2) Formação de professores de línguas; (3) Internet e Educação a Distância (EaD); (4) Teorias do Pensamento Complexo, (5) LIBRAS e surdez.

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Docente da Universidade Federal de Santa Maria.