Autoridade e Disciplina em Tempos de Autoritarismo: lições de Paulo Freire

Main Article Content

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
https://orcid.org/0000-0001-6072-3700
Flávio Massami Martins Ruckstadter
https://orcid.org/0000-0002-0430-0866
Gabriely Cristine de Souza

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as contribuições do pensamento de Paulo Freire (1921-1997) no debate acerca da autoridade e disciplina no contexto escolar. Essa questão tem sido retomada com ênfase nos últimos anos no país e tem se concretizado no âmbito das políticas públicas em torno da militarização de escolas públicas. Assim, este artigo propõe pensarmos: a única saída para uma reorganização escolar em torno da disciplina e qualidade da educação seria a militarização? A hipótese é a de que o pensamento freiriano pode ajudar a construir uma contraofensiva a partir da autoridade e da disciplina, mas, sem deixar de lado algo fundamental em uma democracia: a liberdade. O itinerário será o de apresentar vida e obra do autor para, na sequência, analisar os conceitos freirianos de autoridade, disciplina, liberdade e autonomia. Uma das lições freirianas é a de que a autoridade deve estar a serviço da liberdade e, de forma dialógica, será possível fortalecer e defender uma escola pública plural, democrática, com qualidade e como direito inalienável para todos e todas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
RUCKSTADTER, V. C. M.; RUCKSTADTER, F. M. M.; SOUZA, G. C. DE. Autoridade e Disciplina em Tempos de Autoritarismo: lições de Paulo Freire. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-21, 1 maio 2021.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Colegiado de Pedagogia. Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Colegiado de História. Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.

Gabriely Cristine de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna do Curso de História. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária. Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.